Dmitri Medeleiev! maiêutica? lógica?

Grandes estudiosos e estudiosas da Gestão, Sejam todos bem vindos mais uma vez. Quem leu meu último post sobre o Método Socrático (Se ainda não viu este aqui é o link http://aprendendomanagement.blogspot.com.br/2016/08/management-e-metodo-socratico-socrates.html) percebeu como é uma ferramenta sensacional e ampla, uma ferramenta extremamente lógica, podendo ser utilizada em diversas áreas profissionais e até pessoais. Sendo assim, ainda dentro deste método, irei falar sobre um grande exemplo de utilização desta ferramenta, vocês já ouviram falar em Dmitri Mendeleiev ? Não? Esse aqui ó ...


Sabe a tabela periódica que muita gente odeia? Pois é, foi Dmitri quem a criou na primeira versão. O que eu gostaria de trazer hoje é "A criação da Tabela periódica", sei que vocês devem estar se perguntando o que isso tem haver com gestão, tudo bem, no fim vocês entenderam.

Dmitri Mendeleiev era natural de Tobolsk, uma cidade que fica na Sibéria, nasceu em 1834 e era o mais novo de 17 irmãos, foi Químico e Físico.

Na metade do século 19 os químicos já haviam descobertos entre 50 e 60 elementos, porém eles não entendiam a relação entre eles. Ao fazer diversos experimentos eles foram descobrindo padrões estabelecidos para cada grupo, por exemplo, os metais alcalinos reagem com a água e cada um tem a mesma reação, porém cada elemento tem uma reação fraca ou forte. Naquele tempo ninguém conseguia entender um padrão para todos os elementos sem dividi-los em grupos.
É nesse cenário que entra Mendeleiev, Um certo dia enquanto ele trabalhava neste questionamento (mais precisamente no ano de 1969) de "Qual o Padrão para todos os elementos?", em um momento de descanso, enquanto ele jogava Paciência para se acalmar, ele resolveu criar cartas com os os nomes dos 63 elementos e seus respectivos pesos atômicos, e tentou organiza-las, que era praticamente a mesma coisa que ele fazia ao jogar paciência. Depois de horas e horas buscando a resposta, ele adormeceu e aconteceu algo incrível, ele adormeceu, porém seu subconsciente continuou a trabalhar e logo a resposta veio, ele acordou e organizou tudo de acordo com o seu sonho. Além de ter organizado os elementos de acordo com o seu peso atômico, Mendeleiev percebeu que havia lacunas entre alguns elementos e o outro da sequência, foi então que ele levantou a afirmação, "Existem mais elementos e vocês precisam encontra-los, seu peso atômico é esse e seu grupo é esse!".
Percebem como a lógica e a maiêutica pode ajudar em descobertas e soluções de problemas? O que nós podemos aprender com isso? muito bem vamos lá:


  1. Tudo existe um sentido lógico, um padrão; Encontre o sentido lógico, faça os questionamentos corretos, siga o derrubar dos dominós em linha, se a fila parou de cair em algum lugar existe algo fora do padrão.
  2. Deixe seu subconsciente trabalhar por você; Muitas vezes nós preferimos chegar a exaustão, ao estresse ao em vez de ter nosso descanso normal, tenha seu descanso, seu subconsciente irá trabalhar por você.
  3. Não se prenda aos pontos de vistas que já foram utilizados; Mendeleiev olhou o problema de outro angulo, naquele período diversos Químicos já haviam tentado descobrir o padrão para os elementos, certamente se Mendeleiev tivesse olhado o problema da mesma forma que os outros olharam ele não haveria encontrado a resposta.

É isso ai, espero que tenham gostado e aprendido mais sobre lógica e como ela pode estar a nos ajudar em diversas situações. Me acompanhe no instagram (@matheussoliveirac) e no twitter (@Matheus_OCosta) e vamos aprender. Se curtiu compartilha com seus amigos, nas redes sociais, se ficou com dúvida ou quer ver um post sobre um assunto específico pode me mandar uma mensagem no Fale Conosco. Quer ser saber quais eventos aconteceram ou irão acontecer em Natal? Vai lá no Menu em Eventos e fique antenado.

Curso de Neuromarketing em Natal (Fernando Kimura)

Fala galera, tudo bem com vocês?
Neste post gostaria de compartilhar com vocês um evento que acontecerá em Natal-RN, na verdade um curso. Recebi o flyer, fiquei curioso sobre o assunto e pesquisei sobre.
Aqui está:


Querem saber o que é NeuroMarketing? Assistam o vídeo abaixo, e tenha a explicação pelo próprio Fernando Kimura.


Fernando Kimura é formado em Administração de empresas com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi, possui especialização em Marketing digital pela ESPM e neuromarketing pela UBA - Universidad de Buenos Aires. Fernando também é fundador da academia de NeuroMarketing e Professor MBA de Marketing digital na impacta tecnologia. Aos que tiverem interesse de conhecer melhor o Fernando Kimura, disponibilizarei o linkedin dele no fim do Post junto com o link para inscrição.

É isso estudiosos(a), logo mais estarei compartilhando outros eventos com vocês.

Linkedin >>> https://br.linkedin.com/in/fernandokimura
Link para inscrições >>> https://www.sympla.com.br/curso-de-neuromarketing---natal--rn__63139


Management e Método Socrático ? Sócrates ?


Fala pessoal, espero que estejam bem. Hoje tenho algo bem interessante que descobri em um livro chamado "A meta". Quem me acompanha nas redes sociais viu que compartilhei a capa dele à alguns dias.
Na verdade esse livro me despertou mais para conhecer esse método e que pode nos ajudar tanto na vida profissional como na pessoal, lembrando que não existe melhor método ou teoria, irá depender da situação e de outros fatores mas, vamos lá.

Ao ler esse livro (que inclusive indico tanto esse como outros do mesmo escritor que se chama Eliyahu M. Goldratt) que trata da Teoria das Restrições no ambiente fabril, onde acontece uma historia bem interessante e envolvente. Em um determinado momento da história é citado o método que alguns filósofos usam e não só eles, mas também alguns cientistas para se chegar até fim resultado.

 Sócrates, foi um filósofo, bem conhecido já de todos, porém não nos aprofundamos e imaginamos como seus métodos podem nos ajudar. Sócrates nasceu em Atenas, em 469 a.c., creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, e é sobre um dos seus métodos que quero falar neste post.

 Método Socrático é uma técnica de investigação filosófica, em formato de diálogo, que consiste em conduzir alguém a um processo de REFLEXÃO e DESCOBERTA também chamado de Maiêutica Socrática.
 Esse método procede de forma a conduzir alguém com perguntas ingênuas, mas que desperta a esse alguém para conflitar as suas opiniões já firmadas ao ponto de quebrar seu atual modo de pensar, e no segundo momento levar esse alguém a pensar em novos conceitos fazendo com que brote dela a real "verdade".

Mas resta o questionamento, Como posso utilizar esse método na minha empresa ou vida pessoal?

Segundo o método, a verdade está reprimida ou encoberta em todos os seres humanos podendo surgir diante de questionamentos ingênuos, então imagine:

Você é um alto executivo de um empresa e precisará tomar uma decisão, pois esta empresa atravessa um momento difícil financeiramente onde seus lucros vem diminuindo a cada mês e isso já faz 5 meses, e infelizmente os impostos tem aumentado na área onde sua empresa está. Então o que você faz? vai reduzir custos? Ok, então você pensa como muitos pensam, "vamos reduzir a mão de obra", mas da forma que você irá implementar essa redução quais serão as consequências? você vai me dizer, "o custo vai reduzir ué". Ok, sua capacidade de produção vai continuar a mesma? Não, pois sua capacidade de produção irá diminuir. Sua carteira de clientes vai permanecer a mesma? Não,  pois com sua capacidade reduzida é provável que você não cumpra todos os pedidos, perdendo ou por si só rejeitando pedidos. Qual será a qualidade do seu produto após essa decisão? É provável que caia com seu quadro de pessoas reduzido, e com a capacidade das máquinas rodando próximo dos seus 100% que você decidiu operar imaginando que isso seria a solução, ocasionando uma alta demanda para seu controle de qualidade que não consegue inspecionar de forma padrão tudo. Seu fluxo de caixa vai passar bem com isso? Adivinha? Não, devido ao pouco giro que você está conseguindo dar em seus estoques, pedidos atrasados, e os produtos fora do padrão que você tem posto em seu estoque para venda.

Nesse caso, qual a "verdade" no questionamento "O melhor a fazer é reduzir mão de obra"? Neste caso não, a decisão de reduzir seu quadro não trará uma saúde estável para seu negócio. Talvez a situação fosse reversa se você tomasse esta decisão acompanhada de uma aquisição de novos equipamentos na fabricação que facilitasse e substituísse boa parcela da mão de obra, o que em vários casos não acontece, a solução pode está em outra decisão neste caso, porém nos levaria a outros questionamentos.

Isso pode ser aplicado em qualquer área de nossas vidas, talvez a situação não ocorresse se simplesmente pensássemos "Se... Então", se simplesmente questionássemos. Se você tivesse se questionado melhor, e traçado a lógica, perceberia antes mesmo de tomar X decisão que  certamente não era o melhor a fazer.  Pois é, bem simples, LÓGICO, assim como a verdade, o resultado ou a resposta que procuramos para uma determinada dúvida, situação ou decisão e que pode está bem debaixo dos nossos narizes.

Então, questione, traceje um sentido lógico, pense "Se... Então"!


Espero que tenham gostado e aprendido um pouco, como aprendi diante da leitura desse livro e de algumas pesquisas, esse é mais um método que pode nos auxiliar na gestão e em inúmeras áreas e situações, espero que esse post seja um trampolim para que vocês possam mergulhar mais nesse método e em outros parecidos, grande abraço e não deixe de nos seguir no instagram (@Matheussoliveirac) ou no twitter (@Matheus_OCosta).







Os 14 Princípios Básicos de Fayol (Part. 2) & Iniciativa é um dos...

Os 14 Princípios Básicos de Fayol (Part. 2) & Iniciativa é um dos...

Olá pessoal, espero que estejam todos bem! Hoje falaremos sobre mais 7 Princípios básicos definidos por Fayol encerrando assim os 14 Princípios.

Nenhuma teoria é considerada a perfeita o próprio Fayol dizia que "é preciso considerar sempre as circunstâncias diversas e mutáveis; os homens, igualmente diversos e mutáveis, bem assim muito outros elementos que se caracterizam precisamente pela variabilidade", entendemos assim que uma teoria pode ser adequada a uma situação e outra não, porém as teorias desenvolvidas por Fayol (Como já citei em outros posts) nos serve de base teórica para diversas outras. Sendo assim, vamos aos princípios.

8º Centralização-descentralização: A necessidade de centralizar ou descentralizar segundo as exigências da empresa e a capacidade dos chefes e subordinados. Centralizar, seria aumentar o valor do chefe, do seu papel, com maiores responsabilidades e atribuições. Descentralizar, seria o inverso, uma distribuição diversificada, de forma homogênea.

9º Hierarquia: A série de chefes, estabelecidos desde o nível mais alto até os mais baixos. Fayol deixa claro que para ele as comunicações empresariais devem ocorrer seguindo a via hierárquica, porém isso quase sempre provoca atraso nas decisões e nós sabemos que há trabalhos que necessitam de uma solução ou decisão rápida.

10º Ordem: Um lugar para cada coisas, ou pessoa. é preciso claro distinguir a ordem aparente que corresponde verdadeiramente ao processamento racional do trabalho.

11º Equidade: Defini-se como "justiça com certa dose de boa vontade e benevolência".

12º União do Pessoal: A transformação do elemento humano da empresa num todo harmonioso.

13º Iniciativa: Fayol recomenda o encorajamento da iniciativa individual.

14º Estabilidade do Pessoal: Ou constância no trabalho, é necessário para que o trabalhador aprimore a experiência e dominar bem o seu trabalho.

Muito bem pessoal, gostaria de me deter ao princípio da Iniciativa, pois temos hoje uma epidemia de passividade forte, isso tem travado a inovação, a ação, ideias e etc. Outro dia compartilhei uma frase no twitter (@Matheus_OCosta), onde falei que não devemos confundir prudência com passividade. Tenha iniciativa, porém seja prudente, essa cultura de iniciativa pode ser ativa em diversos graus, níveis, depende do lugar onde você está e dá cultura que te cerca. Não irei me aprofundar muito, pois isso é um assunto recheado para outro post, sendo assim, um abraço a todos e até o próximo post.

Os 14 Princípios Basicos de Fayol (Part. 1)



Estudiosos(a), espero que estejam crescendo em conhecimento e que possamos estar colaborando nesse crescimento. Diante disso vamos prosseguir com mais um post da série sobre Jules Henri Fayol, Engenheiro Francês que colaborou com suas grandes teorias para a Ciência da Administração. Hoje falaremos sobre "Os 14 Princípios Básico de Fayol", são 14 princípios em relação à sua filosofia de trabalho por consequência de observações diretas no decorrer da sua vivência na administração. Fayol declara que o bom funcionamento de uma empresa dependem destes princípios não de forma exata, absoluta, mas sendo relativo pois há flexibilidade na sua aplicação. Irei dividir os 14 e compartilharei deles em dois post's.

1º Divisão do Trabalho: Especialização de funções e por consequência separação de poderes; Torna-se possível diminuir os objetos que estão sob atenção do colaborador, que por consequência possibilita aumentar a produção e produtividade. (Produção: O aumento global dos produtos finais. Produtividade: A Produção medida num período de tempo.)

2º Autoridade: Direito de comandar e se fazer obedecer; pode ser estatutária, decorrente das normas, estatutos legais da empresa; pessoal quando consiste em uma projeção das qualidades pessoais de quem a exerce. De qualquer forma liga-se à autoridade a noção de responsabilidade, ou obrigação de responder pelos próprios atos ou de outrem.

3º Disciplina:  Trata-se de esclarecer os objetivos e expectativas, e punir as violações. Fayol reduziu a três os elementos para a manutenção da disciplina que são Bons chefes, convenções e sanções penais com elevado espírito de Justiça.

4º Unidade de comando: Cada trabalhador deve receber ordens de apenas um superior; é necessário existir uma perfeita distribuição de comando, evita-se confusões no direcionamento.

5º Unidade de direção: Deve ser estabelecido um só programa de ação para um conjunto de operações visando o mesmo fim.

6º subordinação: Os interesses da organização devem estar acima dos interesses particulares, ou do pessoal.

7º Remuneração: A Justa remuneração, ou salário, satisfaz simultaneamente empregado e empregador.

Testemunhamos em outras teorias que a divisão do trabalho trouxe imensos benefícios (ex: Linha de produção), realmente trazendo um maior aumento da produção e da produtividade; a autoridade faz-se necessária em qualquer organização pois uma empresa que segue sem estatutos está tendenciosa a sucumbir em meio a sua possível desorganização; Acredito que vocês já devem ter vivido ou ouvido exemplos onde a falta de unidade de comando como por exemplo, dois supervisores em uma área ou supervisores que invadem o local de comando do outro acabou gerando uma confusão imensa com consequências inimagináveis; Você consegue imaginar o equilíbrio e harmonia que isso tudo trás a uma organização e por consequência resultados positivos? É incrível como essa e outras teorias clássicas tornam-se base para outras que viriam no decorrer do tempo.

Finalizo por aqui, pois no próximo post trarei os demais princípios dos "14 princípios Básicos de Fayol".

#AprendendoManagement #GoGo #SeguindoEAprendendo #ADM #Gestão
Aprendendo Management com Novidades !!!

Aprendendo Management com Novidades !!!

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite para os estudiosos ou estudiosas de plantão! Antes de fazer mais um post sobre Jules Henri Fayol, esse cara de uma mente fascinante que colaborou grandemente para a Administração como ciência com suas teorias, gostaria de trazer a tona algumas novidades. A Primeira é que estou com um novo canal de comunicação que está no twitter, é um local mais rápido de compartilhamento de ideias, pensamentos, novidades e etc, @Matheus_OCosta; A segunda, são postagens de indicações de filmes/documentários e livros que possam estar nos ajudando a adquirirmos mais conhecimento, estou criando uma espécie de lista com livros e filmes sobre diversos assuntos relacionados a Gestão, logo após estarei compartilhando um a um com vocês e comentando sobre eles; As demais novidades estou analisando a viabilidade e estarei divulgando mais a frente.

Então é isso, cadastre seu e-mail no "Receba um e-mail a cada posto novo!" que fica na parte superior do lado direito, siga-nos no twitter @Matheus_OCosta, os que quiserem me adicionar no facebook ("Matheus de Oliveira Costa"), instagram @Matheussoliveirac e se preparem pois viram coisas novas. 

Agradeço pelas visualizações e por aqueles que estão sendo fiéis ao conteúdo, aqueles que tem chegado pra dar um feedback sobre o trabalho, espero estar colaborando no aprendizado de todos.

Vamos lá ! #Aprender #AprendendoManagement #Gestão #GoGo !!!

"Elementos de Valor dos Chefes e dos Agentes" - Jules Henri Fayol


E então estudiosos(a) da administração, acredito que durante as postagens que já foram feitas vocês podem perceber a importância e como a Gestão abraça diversas áreas das organizações. Os estudos de Fayol e suas observações são fascinantes pois nós vemos como servem de base teórica para outras teorias e até hoje elas podem ser utilizadas nas organizações.
Vamos a mais uma postagem da série sobre Henri Fayol e suas teorias. Hoje falaremos sobre as qualidades essenciais a um bom administrador definidas por Fayol.

Nosso mentor em sua obra Administração Industrial e Geral (1916) trás um tópico interessante que ele chama de "Elementos de Valor dos Chefes e dos Agentes", são observações onde ele mesmo descreve as qualidades essenciais a um bom administrador e seus agentes, vamos conhece-las?

- Saúde e vigor físico: Claramente nós compreendemos que a Saúde e o vigor é necessário desde o alto chefe até o operário, obviamente sem este elemento uma empresa pode não alcançar os resultados que se pretende. Nestes dias temos visto várias industrias com seus quadros de pessoas comprometidos devido a doenças, e Fayol nos trás este elemento de grande importância.

- Inteligência e vigor intelectual: A inteligência tem sido definida como a capacidade lógica, capacidade de compreensão, memorização. Diante deste mercado que sofre transformações como o vento muda de direção, ter um Gestor e uma equipe que tenha um bom raciocínio lógico, uma boa compreensão e memorização, pode garantir a uma organização as soluções necessárias tão rápidas quanto essas mudanças. O vigor intelectual garante um equilíbrio nesses pensamentos, planos, raciocínio; O gestor deve ter uma vista ampla, o que lhe concede agilidade. E uma das coisas que Fayol destaca é que a memória fraca afeta sumamente o valor intelectual.

- Qualidade morais: Nada mais é do que o bom Caráter. O Gestor e seus Agentes devem ter um conjunto de qualidades como firmeza, honestidade, virtude, disciplina, retidão, algumas dessas já citadas por Fayol.

- Qualidades culturais: Neste elemento Fayol nos trás as experiências que foram adquiridas na escola e na vida. Fayol destaca que todo Homem que sobe tem necessidade de desenvolver sua cultura geral, e ele nos salienta de Homens que com o simples cursar na escola primária, galgaram altas posições em diversas áreas.

- Qualidades especiais: Refere-se à previsão, organização, comando, coordenação e controle (POCCC).

- Qualidades experimentais: Noções sobre outras funções, experiências ao galgar posições. Hoje mesmo vemos a necessidade que existe em diversas áreas, e em diversos andares da hierarquia organizacional de que os colaboradores não conheçam somente suas funções, pensando assim você deve imaginar e o Gestor? muito bem, Fayol nos diz que ele não deve ter por interesse ser mais capaz do que cada um que lhe é liderado, mas ter noção de todos os serviços.


Esse post finaliza por aqui, no próximo post falaremos sobre os 14 princípios de Fayol. Finalizo com uma das celebres frases de nosso mentor, "Administrar significa olhar à frente." - Henri Fayol  


Referência: Administração industrial e Geral (FAYOL, 1916)

POCCC - Jules Henri Fayol


E então estudiosos(a), admiradores, curiosos da Administração, tudo bem com vocês?
Hoje falaremos sobre as funções de um administrador ou o que é administrar da forma definida por Fayol, esse é o segundo post da série sobre Fayol. No primeiro fizemos uma viajem sobre os assuntos que iremos abordar e dando sequência hoje falaremos sobre o que é POCCC.


Vamos lá? #GoGo
Quais as funções de um administrador? ou o que é Administrar?
Fayol em seus estudos definiu que administrar está ligado a essas cinco funções de um administrador que são Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar (POCCC). Então, vamos identificar essas funções uma por uma?
PLANEJAR, identificarmos os objetivos, direcionarmos ao caminho a seguir, os passos a serem dados aos objetivos, ao alcance dos resultados.
ORGANIZAR, ou seja, gerir nossos recursos, seja matéria prima, seja mão de obra. Baseado no planejamento, devemos organizar os nossos recursos de forma que estejam apontados para nosso objetivo planejado.
COMANDAR, significa gerir as pessoas, dirigi-las aos objetivos.
COORDENAR, é ligar, harmonizar os recursos organizados e as pessoas que estão envolvidas.
CONTROLAR, verificar, garantir que tudo está caminhando bem da forma que decidimos, que tudo irá continuar alinhado para um bom resultado.
De forma rápida e direta identificamos as funções, e podemos imaginar a dimensão da importância de cada uma delas nas organizações, ou até mesmo em nossas vidas. Espero que tenham gostado, no próximo post iremos falar sobre as Qualidades essenciais à um bom administrador, também definidas por Fayol que são elas:
  • Qualidades físicas
  • Qualidades intelectuais
  • Qualidades morais
  • Qualidades culturais
  • Qualidades especiais
  • Qualidades experimentais

#Fim #AtéOPróximoPost #GoGoAprender !

Jules Henri Fayol - Fayolismo


“A falta de doutrina dá curso a toda espécie de fantasias. É preciso criar um método experimental, através da observação, recolhimento, classificação e interpretação de dados.”
Jules Henri Fayol

 Como podem perceber, hoje falaremos sobre Fayol e sua colaboração para a Administração como ciência. Foi este mesmo o fundador da teoria Clássica da Administração, francês (1841-1925), sendo um Engenheiro de minas formado em 1860, ingressou como engenheiro nas minas de carvão de Commentry que eram pertencentes a Commentry-Fourchamboult-Decazeville, assumiu o cargo de Diretor Geral desta empresa em 1888, em 1918 passou para o Conselho Administrativo, onde ficou até sua morte.
 Durante 58 anos Fayol realizou observações e anotações, tendo por objetivo imaginar soluções para o que prejudicava o bom funcionamento da empresa e combater o empirismo (Doutrina de se ater a conhecimentos práticos). A ideia fundamental do Fayolismo é aparelhar, instrumentar, aplicar ferramentas de forma crescente à direção da empresa para que ela seja eficaz.

Fayol definiu 6 grupos de operações gerais de uma empresa, são eles:
  • ·         Função Técnica: Produção, fabricação e transformação;
  • ·         Função Comercial: Compras, vendas e trocas;
  • ·         Função Financeira: Atividades referentes ao Capital, procura, gestão e sua retribuição;
  • ·         Função Segurança: Proteção dos bens, coisas, pessoas e até a reputação delas;
  • ·         Função Contabilidade: Inventários, preços de custos, estatísticas, gráficos, orçamentos;
  • ·         Função Administrativa: Previdência, organização, comando, coordenação e controle;

Nosso mentor nos escreve que administrar é:
  • ·         Prever;
  • ·         Organizar;
  • ·         Comandar;
  • ·         Coordenar;
  • ·         Controlar;

Em seus estudos, ele ainda incluiu descrições sobre as qualidades essenciais a um bom administrador, que são:


  • ·         Qualidades Físicas
  • ·         Qualidades Intelectuais
  • ·         Qualidades Morais
  • ·         Qualidades Culturais
  • ·         Qualidades Especiais
  • ·         Qualidades Experimentais


Fayol em sua teoria da gestão definiu ainda 14 princípios:

·         1. Divisão do Trabalho
·         2. Autoridade
·         3. Disciplina
·         4. Unidade de Gestão
·         5. Unidade de Controle
·         6. Subordinação
·         7. Remuneração
·         8. Centralidade-Descentrabilidade
·         9. Hierarquia
·         10. Ordem
·         11. Equidade
·         12. Estabilidade
·         13. Iniciativa
·         14. União do pessoal

Por hoje é isso, espero que tenham gostado, no próximo post falarei sobre o que é Administrar segundo o que Fayol nos concedeu e na sequência falarei das qualidades de um bom administrador, e os 14 princípios de sua teoria. 

Lista com alguns Cursos Online gratuitos

E então, estudiosos(a) da Administração, tudo bem? espero que sim. Visto que muitos estudantes tem procurado cursos online gratuitos e sentem um pouco de dificuldade, fiz uma procura e encontrei alguns que podem tá nos ajudando em conhecimento e até em horas extras curriculares, muito bem, vamos a lista?

SEBRAE EAD: https://ead.sebrae.com.br/ 
BMF&BOVESPA: https://educacional.bmfbovespa.com.br/home
EAD SENAI: http://eadsenaies.com.br/
FUNDAÇÃO BRADESCO: http://www.ev.org.br/CURSOS/Paginas/Online.aspx
VEDUCA: http://www.veduca.com.br/cursos/gratuitos
PRIME CURSOS: https://www.primecursos.com.br/
UNIEDUCAR: https://unieducar.org.br/catalogo/cursos-gratuitos-com-certificacao

Assim que encontrar mais, postarei aqui para vocês, ok?

Bom estudo e até mais!

Ref. imagem - https://pixabay.com/

Administração, o começo

Administração, o começo

Então pessoal tudo bem com vocês? Espero que sim, vamos iniciar nossa série de posts onde vamos falar sobre administração ou Management como quiserem. Primeiramente vamos saber a origem da Administração, certo?

A palavra Administração vem do latim Administer onde Ad significa direção, tendência para, e minister que significa subordinação, obediência e fica ainda mais fácil entender quando buscamos o significado das palavras, onde Direção é um ato de dirigir, e Subordinação que significa dependência ou obediência, ou seja, concluímos que Administração é ato de controlar, direcionar, gerenciar ou administrar algo.

Vamos a outra pergunta, quando nasceu a Administração? Por se tratar de um ato nós podemos imaginar claramente os primeiros povos administrando suas fontes de alimentos, suas prezas caçadas, suas aldeias, seus exércitos, podemos ir ao Egito e imaginar seus superiores administrando a construção das pirâmides, então podemos dizer que ela nasceu a milhares de anos atrás, e porque não falarmos a partir do momento que houve vida! Mas a Administração como ciência surgiu quando? Bom, o que sabemos é de modelos já utilizados pelos militares e pela igreja, e que vindo a Revolução industrial no séc. XVIII foi que ela passou a ser tratada como ciência.


O próximo Post nós iremos falar sobre Henry Fayol, pai da teoria clássica da administração. 

ADM 2016 - Congresso internacional de Administração em Natal/RN

Amigos(as) estudiosos(as) da Administração, esse post é para divulgar mais um evento de Administração em Natal no ano de 2016. Este evento de porte internacional traz a capital Natalense "Gestão estratégica: da crise à oportunidade." e então? prontos para mais um? abaixo segue o link que redireciona para o site do evento onde vocês podem já fazer inscrições e etc. .
#GoGoGo #Management #Aprendizado !!!


Ref. imagem - http://www.admpg.com.br/2016/index.php?id=80