Os 14 Princípios Basicos de Fayol (Part. 1)



Estudiosos(a), espero que estejam crescendo em conhecimento e que possamos estar colaborando nesse crescimento. Diante disso vamos prosseguir com mais um post da série sobre Jules Henri Fayol, Engenheiro Francês que colaborou com suas grandes teorias para a Ciência da Administração. Hoje falaremos sobre "Os 14 Princípios Básico de Fayol", são 14 princípios em relação à sua filosofia de trabalho por consequência de observações diretas no decorrer da sua vivência na administração. Fayol declara que o bom funcionamento de uma empresa dependem destes princípios não de forma exata, absoluta, mas sendo relativo pois há flexibilidade na sua aplicação. Irei dividir os 14 e compartilharei deles em dois post's.

1º Divisão do Trabalho: Especialização de funções e por consequência separação de poderes; Torna-se possível diminuir os objetos que estão sob atenção do colaborador, que por consequência possibilita aumentar a produção e produtividade. (Produção: O aumento global dos produtos finais. Produtividade: A Produção medida num período de tempo.)

2º Autoridade: Direito de comandar e se fazer obedecer; pode ser estatutária, decorrente das normas, estatutos legais da empresa; pessoal quando consiste em uma projeção das qualidades pessoais de quem a exerce. De qualquer forma liga-se à autoridade a noção de responsabilidade, ou obrigação de responder pelos próprios atos ou de outrem.

3º Disciplina:  Trata-se de esclarecer os objetivos e expectativas, e punir as violações. Fayol reduziu a três os elementos para a manutenção da disciplina que são Bons chefes, convenções e sanções penais com elevado espírito de Justiça.

4º Unidade de comando: Cada trabalhador deve receber ordens de apenas um superior; é necessário existir uma perfeita distribuição de comando, evita-se confusões no direcionamento.

5º Unidade de direção: Deve ser estabelecido um só programa de ação para um conjunto de operações visando o mesmo fim.

6º subordinação: Os interesses da organização devem estar acima dos interesses particulares, ou do pessoal.

7º Remuneração: A Justa remuneração, ou salário, satisfaz simultaneamente empregado e empregador.

Testemunhamos em outras teorias que a divisão do trabalho trouxe imensos benefícios (ex: Linha de produção), realmente trazendo um maior aumento da produção e da produtividade; a autoridade faz-se necessária em qualquer organização pois uma empresa que segue sem estatutos está tendenciosa a sucumbir em meio a sua possível desorganização; Acredito que vocês já devem ter vivido ou ouvido exemplos onde a falta de unidade de comando como por exemplo, dois supervisores em uma área ou supervisores que invadem o local de comando do outro acabou gerando uma confusão imensa com consequências inimagináveis; Você consegue imaginar o equilíbrio e harmonia que isso tudo trás a uma organização e por consequência resultados positivos? É incrível como essa e outras teorias clássicas tornam-se base para outras que viriam no decorrer do tempo.

Finalizo por aqui, pois no próximo post trarei os demais princípios dos "14 princípios Básicos de Fayol".

#AprendendoManagement #GoGo #SeguindoEAprendendo #ADM #Gestão

Nos compartilhe!

Posts Relacionados